23 de dezembro de 2011

Aniversário e férias


Carlos Fico

O Brasil Recente completa um ano. Eu o criei para dar visibilidade às minhas pesquisas e para divulgar a luta pela abertura dos arquivos da ditadura. Alimentar o blog tornou-se uma atividade muito prazerosa e útil para mim: estabeleci contato com  pessoas externas ao círculo acadêmico e tive de reaprender a escrever, buscando a simplicidade e a objetividade.


O mais importante foi a necessidade de divulgar meu ponto de vista sobre diversos temas, muitas vezes em oposição aos leitores, como nos casos dos comentários às enquetes sobre transição para a democracia e sobre o significado da luta armada.

As videopalestras, promovidas em conjunto com o Café História, foram fantásticas pela possibilidade da interação online com as pessoas. A primeira, sobre a Operação Brother Sam, foi muito concorrida, mas infelizmente se perdeu no Twitcam. A segunda, sobre a Comissão da Verdade, ainda pode ser vista no canal de vídeos do Brasil Recente no YouTube, no qual também tenho divulgado algumas palestras e achados raros, como o filme de João Bethencourt sobre Nelson Rodrigues, dado como perdido, que encontrei no arquivo nacional dos EUA.


Compartilhar minha experiência profissional com jovens candidatos a historiador também foi muito interessante em função do debate que posts como A carreira do professor de história causaram.

Avançamos muito na questão dos documentos em 2011. A Lei de Acesso às Informações Públicas já foi sancionada e, quando for regulamentada, garantirá o acesso pleno aos documentos da ditadura, algo que precisaremos conferir no início do ano pois ainda há muita resistência nesse campo. Também vai ser importante acompanhar, em 2012, os trabalhos da Comissão da Verdade: quem a integrará? Ela vai descobrir novas informações?

Aos poucos, vamos nos preparando para marcar os 50 anos do golpe de 64, em 2014, não apenas com eventos e publicações acadêmicos - que já começamos a preparar - mas também com esse acúmulo de conquistas, que tem grande importância para a amadurecimento político da sociedade brasileira.

É isso, por enquanto. Em janeiro estaremos de férias. Feliz 2012 e até a volta.

Um comentário:

  1. Professor Fico parabéns pelo excelente blog.
    Gostaria de manifestar publicamente o meu agradecimento a sua disponibilidade e apoio ao Blog Falando de História. Espero que em 2012, possamos estreitar ainda mais a nossa relação, mesmo que via internet.
    Boas Férias e parabéns pelo excelente espaço.

    ResponderExcluir