Bibliografia

O Grupo de Estudos sobre a Ditadura Militar mantém um banco de dados com a bibliografia sobre o período. Consulte um tema específico e veja o que já foi publicado.

Para o período posterior à ditadura militar, a bibliografia acadêmica de natureza histórica ainda é pequena, embora haja bons trabalhos jornalísticos. É possível verificar a existência de teses e dissertações de história sobre um dado assunto no Banco de Teses da Capes, mas ele não é completo.

Uma boa idéia é fazer o mesmo nas bibliotecas das universidades, ou, melhor ainda, nos sites dos programas de pós-graduação em história das universidades. Para ter acesso à lista de todos esses programas, escreva para secretaria@anpuh.org. Em geral, os programas de pós-graduação mantêm um banco de suas teses e dissertações defendidas e por isso é possível verificar quais abordam os temas de seu interesse.

Há muitos periódicos acadêmicos brasileiros da área de História que publicam diversos artigos sobre os temas da História do Brasil Recente. Você pode começar consultando os sites das revistas que mais bem avaliadas pelo Qualis Periódicos da Capes (ou seja, as que estão nos estratos A1, A2 e B1). Para saber quais são elas, verifique aqui.